sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Discurso - PATRONO - Turma II - Medicina UNICASTELO - 04/12/2009



A pedido de meus ex-alunos, hoje médicos, publico na íntegra o discurso feito em homenagem a eles na ocasião da cerimônia de colação de grau.

Magnífico Reitor da Universidade Camilo Castelo Branco, Gilberto Luiz Moraes Selber,
Digníssimos docentes e demais autoridades presentes,
Senhores e Senhoras,
Queridos formandos da Turma “Dr. Márcio César Reino Gaggini” do Curso de Medicina da Universidade Camilo Castelo Branco.
Neste momento de grande satisfação e felicidade, para todos os envolvidos, quero dizer algumas breves palavras a vocês, agora médicos e médicas.
Obrigado pelo convívio. Obrigado pela confiança. Obrigado pela persistência. Obrigado pelas críticas. Nosso caminho foi de ampla construção e toda a comunidade acadêmica e a sociedade fernandopolense devem, neste momento, agradecê-los pela oportunidade que nos deram já que, como dissemos para a Turma anterior, vocês também foram pioneiros de um projeto significativo para a vida de cada um de nós. Muito obrigado e Parabéns.
Porém, agora, são profissionais habilitados ao exercício da Medicina. Medicina que, ao longo da História, começou como Sacerdócio, ganhou status de Arte, depois Ciência e hoje, é também fonte de sobrevivência. Fruto das modificações sociais e econômicas ao longo o Tempo, impulsionadas pela dinâmica voraz de nossa civilização.
É nesse contexto que estarão inseridos. Agora, não haverá mais o professor, o preceptor ou o supervisor responsável. Estará você, jovem médico, na linha de frente. Jamais percam a sensação do “frio na barriga” que traz consigo o tão necessário senso de responsabilidade que, de fato, é imenso quando se lida com a tênue linha que separa a Vida da Morte.
Seu guia supremo deverá ser sempre sua Consciência. Nela estão depositadas as suas vivências, a sua vocação, a sua vontade de servir, a sua determinação em superar seus limites. Associe a ela a necessidade do aperfeiçoamento técnico infinito, o estudo constante e a busca pela atualização tão necessária em nossa profissão. E, por fim, sua espiritualidade e a sua fé.
O alvo maior da atuação de um médico é o paciente. Ajude-o da melhor forma possível. Se não estiver, ainda, ao seu alcance, não o prejudique. Tenha humildade para reconhecer isto. A motivação maior não poderá ser a econômica. Muitas vezes, sinta-se confortável ao receber um “Obrigado por tudo, Doutor!”, ou um “Que Deus te abençoe, Doutor!”. Entenda que a sensação do dever cumprido e da alma preenchida pelo significado do sacerdócio não tem preço, não tem comparação.

Também não se deixem levar pela fúria do Mercado. Haja com naturalidade. Esteja atento às experiências boas e ruins que tiveram conosco. Elas colaboraram para a formação da sua personalidade médica. Mas jamais substituirão a Educação que tiveram de seus Pais. Não desistam à frente da primeira porta fechada. É necessário lutar pela felicidade e pelo sonho. Hoje, comemoram a primeira grande etapa vencida. Virão muitas outras. O destino de cada um de vocês está escrito. Estejam, portanto, confiantes e atentos a todos os sinais que vêm de Deus.
Aos Pais, presentes e ausentes, nossos tão iguais cumprimentos e agradecimentos. Nossas desculpas pelo quê não pôde ser feito. Mas, tenham a certeza do nosso esforço, para que este belo momento da vida de vossos filhos não seja apenas uma sessão de fotos e filmes, mas, sim, a construção de algo grandioso: a Profissão, a Ciência, a Arte, o Sacerdócio, a Medicina de cada um de vossos amados filhos e filhas.
Que Deus os abençoe. Um grande beijo e muito obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário